Publicidade

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Vermifugação

Calendário de Vermifugação Sugerido

Filhotes cães: Realizar três vermifugações na 3ª, 6ª e 9ª semanas de vida. Prosseguir vermifugação mensalmente até os seis meses de idade. Após os seis meses de idade, vermifugar a cada três ou seis meses, conforme orientação do Médico Veterinário.

Cadelas: Vermifugar na cobertura, uma semana antes do parto e três semanas após o parto, juntamente com a 1ª vermifugação dos filhotes, ou conforme orientação do Médico Veterinário.

Cães adultos: Vermifugar a cada três ou seis meses, conforme orientação do Médico Veterinário.

Filhotes gatos: A partir de 6 semanas de idade e repetir após 15 dias. Então deve ser dado mensalmente até os 6 meses de idade. Após os 6 meses de idade, vermifugar a cada três ou seis meses, conforme orientação do Médico Veterinário.

Gatos adultos: Vermifugar a cada três ou seis meses, conforme orientação do Médico Veterinário.

Geralmente, os vermífugos trazem na bula a recomendação para repetir após 15 dias, com exceção da Milbemicina que possui liberação lenta e não necessita repetição. Este vermífugo costuma ser recomendado para animais debilitados e com alto grau de infecção.

Recomendações gerais sobre Vermifugação 

Para definir se a vermifugação será a cada três ou seis meses, deve-se avaliar a possibilidade de exposição do animal as fontes de contaminação presentes no ambiente, água, alimentos, lixo, contato com outros animais e com os vetores (pulgas, lagartixas, caramujos, piolhos, roedores, entre outros).

O recolhimento de fezes imediato e a desinfecção com amônia quaternária ou água sanitária é uma forma de diminuição da contaminação ambiental pelas formas infectantes dos vermes. Assim como, fornecimento de água e alimentos livres de contaminação e higienização diária de comedouros e bebedouros.

Também poderão ser realizados exames de fezes periódicos para verificar se o animal é positivo ou negativo no exame parasitológico. Neste caso, o vermífugo geralmente é dado para animais positivos.

Animais infestados por pulgas ou que tiveram contato com pulgas ou com ambiente contaminado devem ser tratados com antipulgas e vermifugados, pois, podem estar contaminados com Dipylidium caninum. O ambiente onde o animal vive também deverá receber controle para pulgas.

É recomendado fazer um rodízio dos vermífugos - princípios ativos - utilizados para a vermifugação do seu pet. Isto evita o aparecimento de resistência.

Sempre se deve pesar o animal antes de fornecer o vermífugo para evitar sub ou superdosagem. Este tipo de medicamento costuma apresentar ampla margem de segurança para superdosagem. Já a subdosagem pode ser um problema tornando a vermifugação ineficaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário