Publicidade

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Dermatopatias

Dermatopatias são todas as doenças que afetam a pele.

As dermatopatias possuem diversos agentes etiológicos, porém, não dependem apenas da presença do agente causador da doença para se manifestar. Outros fatores como status imunitário do animal, níveis hormonais, sensibilidade individual, raça, sexo, faixa etária, dieta e o ambiente também influenciam no surgimento das dermatopatias.


Representação esquemática: Pele Cão Normal X Pele Cão Atópico

Fonte: http://www.scah.com.au

Os principais agentes causadores das dermatopatias são bactérias, fungos e ácaros.



Bactéria causadora de Piodermites Staphylococcus

Fonte: https://www.studyblue.com

Fungo causador de Dermatofitose Microsporum canis

Fonte: http://www.visualphotos.com

Demodex canis agente etiológico da Sarna Demodécica

Fonte:http://www.blog.bichointegral.com.br


Sarcoptes scabiei agente etiológico da Sarna Sarcóptica

Fonte: http://www.nejm.org


Os sinais mais freqüentes são prurido (coceira), odor intenso, alopecia, manchas, hiper ou hipopigmentação da pele, hiperqueratose, presença de crostas, escamas, pústulas, vesículas, bolhas, ulcerações, erosões, comêdos e cicatrizes.


Prurido no cão - coceira

Fonte: https://fr.fotolia.com

Prurido no gato

Fonte: http://www.lepointveterinaire.fr/

O diagnóstico deve ser baseado no exame clínico realizado pelo Médico Veterinário e na anamnese ou histórico do animal. O Médico Veterinário também pode solicitar alguns exames como pesquisa de ácaro (raspado cutâneo), cultura e antibiograma, exame micológico e até mesmo exames de sangue para determinar a causa primária da dermatopatia.

O tratamento deve ser específico para combater o agente etiológico e também deve englobar a suplementação alimentar e os cuidados com o ambiente onde o animal reside.

Algumas dermatopatias são consideradas zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas do animal para o ser humano e vice versa, como exemplo temos as dermatofitoses e a sarna sarcóptica. 

Algumas doenças de pele causam bastante dor ao animal como a dermatite úmida aguda e outras causam muito desconforto devido ao fato de provocar prurido, como por exemplo a sarna. O animal não consegue controlar esta vontade de coçar (prurido) e por isso pode vir a se machucar de tanto se coçar.

Portanto, preste bastante atenção na pele do seu pet, ela pode mostrar alguns sinais importantes já no início do problema. O ideal é fazer uma consulta com o Médico Veterinário logo no início dos sintomas para evitar que a doença se agrave e venha a gerar maior desconforto ao animal e também tornando o tratamento mais oneroso ao seu tutor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário