Publicidade

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Doença do Carrapato

Os carrapatos são ectoparasitas que além do desconforto que provocam no animal podem transmitir doenças graves como Erliquiose, Babesiose, Febre Maculosa e Doença de Lyme.

Imagens Carrapatos

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rhipicephalus_sanguineus

A Erliquiose é uma doença causada por bactérias do gênero Ehrlichia transmitida para cães e gatos pelo carrapato. O agente infeccioso provoca a destruição das hemácias causando anemia do tipo hemolítica.

A doença pode ser fulminante, aguda, crônica ou subclínica. 
O período de incubação varia de 1 a 3 semanas. A doença crônica parece ser mais severa nas raças Doberman, Pinscher e Pastor Alemão.

Os sinais clínicos são letargia, anorexia, membranas mucosas pálidas, febre, vômitos, hemorragias, icterícia, perda de peso, aumento do fígado e do baço, respiração ofegante, sinais neurológicos e oculares.

O diagnóstico da Erliquiose é obtido através dos sinais clínicos e exames laboratoriais.

O tratamento pode ser realizado através de fluidoterapia, transfusão sanguínea, antibioticoterapia e suplementação de vitaminas e minerais.



Imagem gato recebendo transfusão sanguínea

Fonte: http://northgatepetclinic.com/blood-transfusion.pml

A Babesiose é uma doença muito semelhante à Erliquiose, porém, é causada pelo protozoário Babesia que também é transmitido para cães e gatos pelo carrapato.

Os sinais clínicos da Babesiose são letargia, anorexia, palidez, febre, vômitos, urina com coloração escura, aumento de fígado e baço, icterícia, inapetência, perda de peso, anemia, sangramentos, taquicardia e taquipnéia. Mais raramente, a Babesiose pode causar sinais neurológicos.

O diagnóstico da Babesiose é obtido através dos sinais clínicos e exames laboratoriais.

O tratamento pode ser realizado através de fluidoterapia, transfusão sanguínea, antibioticoterapia 
e suplementação de vitaminas e minerais.

A Febre Maculosa é uma doença provocada por bactérias da espécie Rickettsia ricketsii que podem ser transmitidas aos cães e gatos e também aos seres humanos por meio da picada do carrapato. O sintoma mais comum nos cães e gatos é a febre.

A Doença de Lyme é uma doença causada por bactérias da espécie Borrelia burgdorferi que podem ser transmitidas por carrapatos aos cachorros e seres humanos. Nos cães, os sintomas mais comuns são dor articular aguda, letargia e febre.

Para proteger seu animalzinho das doenças transmitidas pelo carrapato faça o uso de produtos que controlem a infestação de carrapatos no meio ambiente e também sobre os animais.

Os medicamentos para controle de carrapatos disponíveis no mercado podem ser encontrados nas mais diversas apresentações: comprimidos, pipetas, sprays e coleiras. Geralmente, estes produtos costumam ter efeito por até 30 dias. Alguns medicamentos mais modernos chegam a ter efeito por até 90 dias. 

Porém, além do medicamento aplicado no animal também é recomendado fazer o controle através de aplicação de produtos carrapaticidas no ambiente onde este vive para prevenir reinfestações.  

Mais frequentemente, observamos a presença de carrapatos em ambientes com mato alto, presença de pássaros e animais silvestres que também podem ser parasitados por este ectoparasita. A lavação diária de canis também auxilia no controle de carrapatos, pois, os mesmos não gostam de ambientes úmidos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário