Publicidade

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como saber se o seu pet está acima do peso ideal

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal acima do desejável.


Fonte: http://www.petobesityprevention.org/


Esta gordura em excesso no organismo do seu cão ou do seu gato pode acarretar diversas doenças tais como: diabetes, dislipidemia (aumento de colesterol e/ou triglicerídeos na circulação sanguínea), pancreatite, artrite, lipidose hepática, depressão, ansiedade, doenças cardíacas e respiratórias.

A obesidade também pode ocorrer em decorrência de determinadas doenças hormonais como ocorre no hipotireoidismo. Nesta doença, ocorre baixa produção do hormônio T4 na glândula tireoide e como consequência o metabolismo do animal fica desacelerado e isto provoca acumulo de gordura e obesidade.

Por isso, caso perceba que o seu pet esta acima do peso ou mesmo obeso procure o Médico Veterinário para investigar a causa da obesidade e possíveis doenças correlacionadas.

Uma das formas mais simples para saber se o seu pet está acima do peso é através da avaliação das costelas. Geralmente, quando um animal que está no seu peso ideal e se faz a palpação da região das costelas é possível sentir e até mesmo contar as costelas através do toque.


Fonte: http://healthypets.royalcanin.com.au/pet-overweight/


Já quando o pet apresenta sobrepeso ou está obeso não conseguimos sentir as costelas quando passamos a mão pela lateral do corpo do animal. A região da barriga também costuma ficar arredondada.

Nos animais que estão abaixo do peso à contagem das costelas pode ser feita visualmente. Neste caso, também é recomendado procurar atendimento Médico Veterinário para investigar o motivo do baixo escore corporal.


Fonte: http://www.wsava.org/


Prevenção da obesidade


Os principais motivos da obesidade são o sedentarismo e o excesso de calorias na dieta. Por isso, a para prevenir a obesidade é necessário habituar o pet a uma rotina de exercícios e fazer um controle rigoroso da dieta. 

Recomenda-se utilizar na alimentação apenas a ração com adequado teor de fibras e também evitar o fornecimento de petiscos e sobras de comida caseira.


Como saber a quantidade de ração diária que deve ser fornecida ao seu pet


As rações costumam trazer em seu rótulo as informações nutricionais do alimento e um guia de alimentação contendo a quantidade diária a ser fornecida ao animal.

A quantidade de ração diária necessária para cada animal depende principalmente de:
  • Porte ou peso do pet: miniatura, pequeno, médio, grande e gigante;
  • Faixa etária: filhotes, adultos e seniores;
  • Nível de atividade física: baixo, moderado e alto;
  • Status reprodutivo: castrado, não castrado, gestação e amamentação;
  • Tipo ou marca de ração.

Esta quantidade diária deve ser dividida em no mínimo três refeições no caso dos filhotes e duas refeições no caso de adultos. O ideal é que seja feita a pesagem desta quantidade de ração para que seja fornecido ao animal apenas a quantidade adequada a sua necessidade calórica diária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário