Publicidade

terça-feira, 5 de abril de 2016

Gripe

Muitas pessoas desconhecem, mas os cães e os gatos podem ter gripe.

A Gripe Canina também pode ser chamada de Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina.

No cão os principais agentes etiológicos envolvidos na gripe são Bordetella bronchiseptica, Adenovírus Canino e Parainfluenza Canina.

Enquanto que a Gripe Felina pode ser chamada de Rinotraqueíte Felina ou Complexo Respiratório Viral Felino. No gato os principais agentes causadores da gripe são o Herpesvírus Felino e o Calicivírus Felino.

Trata-se de uma doença altamente contagiosa e com maior incidência nas épocas do ano onde ocorrem mudanças bruscas de temperatura.

A transmissão da gripe ocorre através do ar; contato direto entre animais doentes e sadios; e em ambientes com alta pressão de infecção (pet shop, banho e tosa, locais com exposições de animais, parques públicos, creches para pets, abrigos de animais, canis, gatis, hotéis para pets e vias públicas).

Os sinais clínicos são: tosse (parece que o pet está engasgado), febre, falta de apetite, apatia, perda de peso, latido ou miado rouco, parar de latir ou de miar, espirros, secreção serosa (incolor) ou purulenta (amarelada) nas narinas ou nos olhos, olhos avermelhados e os gatos também podem apresentar ulcerações na boca e de córnea.

O diagnóstico da gripe canina ou felina é realizado através do histórico clínico do animal e do exame clínico pelo Médico Veterinário.


Foto fonte: http://www.bullsbrookvet.com.au/


O Médico Veterinário poderá solicitar exames de sangue, radiografias ou outros exames específicos para descartar outras doenças, como por exemplo, a Cinomose que pode iniciar com os sinais clínicos de uma gripe. Estes exames também são úteis para avaliar o estado geral de saúde do animal.


Foto fonte: http://www.mnn.com/


Para o tratamento da gripe, geralmente, costuma ser feita a antibioticoterapia associada com medicações para dar conforto respiratório ao paciente. Alguns animais podem necessitar de fluidoterapia para reposição de eletrólitos, principalmente, no caso de anorexia por períodos prolongados. Também podem ser utilizados medicamentos estimulantes da imunidade.

Mas quando se fala em Gripe Canina ou Felina a palavra de ordem é a PREVENÇÃO através da vacinação adequada; evitar o contato de animais sadios com animais doentes; evitar locais com aglomeração de animais; e realizar a desinfecção do ambiente com desinfetantes a base de amônio quaternário.


Fonte: http://patch.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário