Publicidade

domingo, 17 de abril de 2016

Pseudociese ou Falsa prenhez

As cadelas e as gatas podem apresentar pseudociese ("gravidez psicológica"). Esta doença é comum em cadelas e rara em gatas.

As fêmeas em estado de pseudociese manifestam comportamento e sinais físicos de gestação: aumento abdominal, desenvolvimento da glândula mamária, secreção de leite, vômitos, depressão,  febre, falta de apetite, fazer ninho e até mesmo adotar um brinquedo como se fosse seu filhote.

Geralmente, a pseudociese ocorre 2 a 3 meses após o estro (cio), quando há baixa do hormônio progesterona.

As fêmeas poderão apresentar pseudociese mesmo que tenham tido gestação anteriormente. A falsa prenhez pode ocorrer também em fêmeas que nunca tiveram gestação.

O diagnóstico é realizado através do histórico clínico do animal: de cio há cerca de 2 a 3 meses sem ter histórico de cópula e com presença de comportamento maternal. O Médico Veterinário procederá ao exame clínico para encontrar as alterações físicas, principalmente, desenvolvimento mamário e secreção de leite.

Também é necessária a realização de exame de sangue e ultrassonografia abdominal para confirmar a pseudociese, pois, os sinais clínicos são semelhantes aos sinais clínicos da prenhez e da piometra fechada.

A pseudociese parece estar correlacionada com a presença de cistos ovarianos e endometriais.

O tratamento da falsa prenhez envolve a castração da fêmea (ovariohisterectomia) no período de anestro. Também é recomendada a aplicação de compressas frias e mornas nas mamas e pode ser necessário o uso de colar elizabetano para impedir que a fêmea sugue ou lamba suas próprias glândulas mamárias.


A pseudociese costuma se resolver dentro de 2 a 3 semanas. Porém, alguns animais podem necessitar de medicamentos específicos para secar o leite e até mesmo de uso de antibióticos. A pseudociese pode se repetir nos próximos ciclos estrais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário