Publicidade

domingo, 3 de abril de 2016

Como identificar quando o seu pet está com prurido?

Prurido é uma sensação que provoca no seu pet um desejo de coçar, lamber, esfregar ou morder o próprio corpo - pele, ouvidos, cauda e patas. 


Fonte: http://doghealthnews.com/


O ato de coçar-se do animal costuma chamar atenção e causa incômodo aos tutores. 

Geralmente, o tutor não compreende a razão da coceira e fica sem poder ajudar o seu pet.

É muito comum os pets apresentarem prurido e é um dos principais motivos de visita ao Médico Veterinário.

Alguns animais podem causar auto traumatismo e graves lesões nos locais onde costumam coçar-se, principalmente, quando o ato de coçar é muito vigoroso ou quando é crônico.

As causas do prurido podem ser:

  • Parasitárias: sarnas, pulgas, carrapatos, bernes, bicheiras, ácaros, piolhos e mais raramente alguns vermes;
  • Alérgicas: parasitas, atopia, alimentos, contato, medicamentos, bactérias;
  • Bactérias: Staphylcoccus, Streptococcus, Pasteurella, E. coli, Proteus, Pseudomonas, Actinomyces, Nocardia, Mycobacteria, Actinobacillus;
  • Fungos: Malassezia, Microsporum, Trichophyton;
  • Outras: seborreias, calcinose, neoplasias, imunomediadas, psicogênicas e mais raramente endócrinas.

Para diagnóstico da causa do prurido o paciente deverá passar por uma consulta com o Médico Veterinário. Na consulta o profissional irá apurar o histórico do animal e fazer o exame clínico.

De acordo com a suspeita clínica do Médico Veterinário, podem ser realizados exames dermatológicos tais como: raspado cutâneo, luz de wood, cultura fúngica, cultura bacteriana, teste alérgico (cutâneo ou sanguíneo), esfregaços, citologia e, mais raramente, biopsia cutânea.  


Raspado Cutâneo

Fonte: https://www.zoetisus.com


Algumas doenças, podem necessitar do diagnóstico terapêutico quando o exame dermatológico for inconclusivo.

Neste caso, poderá ser prescrito o tratamento medicamentoso de acordo com a suspeita clínica do Médico Veterinário.

Como exemplos, temos a Escabiose que pode ser difícil de diagnosticar, visto que, frequentemente os raspados cutâneos se mostram negativos.  E as alergias alimentares também podem exigir um diagnóstico terapêutico através de dietas específicas.

O tratamento do prurido deve levar em consideração que mais de uma doença pode estar contribuindo para a coceira. Por isso, mesmo quando uma doença é confirmada deverão ser realizados retornos para acompanhamento do paciente.

As medicações para o tratamento do prurido podem ser tópicas (shampoos, sprays, loções e cremes) e/ou sistêmicas (antialérgicos, ácidos graxos, psicogênicos e imunomoduladores).

Em alguns casos, para auxiliar no tratamento do prurido pode ser necessário o uso do colar elizabetano desde que seja por um curto período de tempo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário