Publicidade

quinta-feira, 31 de março de 2016

Cálculo dentário

O cálculo dentário ou tártaro trata-se de uma placa dentária calcificada.


Fonte: http://crossroadsvets.net/


A placa dentária é um tipo de biofilme que se acumula sobre os dentes. Aos poucos, esta placa vai sendo mineralizada pelo cálcio presente na saliva e acaba formando o tártaro.

Este cálculo dentário prejudica o animal, pois, contém bactérias que podem causar gengivite, periodontite e também pode gerar o afrouxamento dos ligamentos periodontais e, consequentemente, a queda dos dentes.

Além disso, estas bactérias podem migrar pela corrente sanguínea e causar infecções em outros órgãos (principalmente fígado, rins e coração).


Fonte: http://balfouranimalhospital.com/


Podemos observar o cálculo dentário, principalmente, nos cães e gatos a partir dos 4 anos de idade e também naqueles animais que recebem alimento caseiro ou úmido.

Os principais sinais clínicos são: mau hálito, dentes amarelados, o animal pode apresentar sialorréia (salivação), gengiva irritada e com tendência à sangramentos e mobilidade dentária (dente mole) .

O diagnóstico é realizado através do histórico do animal, exame físico e em alguns casos o Médico Veterinário poderá solicitar radiografia odontológica e exames de sangue.

O tratamento é realizado através da remoção do cálculo com instrumentos manuais ou com aparelho de ultrassom dentário. Após a remoção do cálculo deve ser feito o polimento dos dentes. O polimento visa deixar a superfície dos dentes lisa e auxiliar na prevenção de nova formação de cálculo dentário.

Para que a remoção do cálculo seja feita de forma adequada é necessário o uso de anestesia geral. Por isso, recomenda-se a realização de exames pré-cirúrgicos para avaliação do grau de risco anestésico do paciente.

Para a prevenção de cálculo dentário recomenda-se oferecer apenas ração seca, realizar a escovação diária dos dentes e o uso de produtos para estimular a mastigação, tais como, brinquedos e ossos artificiais de borracha ou couro.


Fonte: https://www.cesarsway.com


Não é recomendado fornecimento de ossos naturais.

Recomenda-se utilizar na escovação apenas produtos com indicação de Uso Veterinário.

Podem ser utilizados produtos antissépticos bucais de uso veterinário, diluídos na água de bebida do animal, para reduzir o mau hálito e auxiliar na higiene bucal.

Algumas rações possuem hexametafosfato de sódio que visa auxiliar no controle do cálculo dentário.






Fonte: http://avdc.org




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário