Publicidade

segunda-feira, 7 de março de 2016

Diabetes Mellitus

A Diabetes Mellitus é um distúrbio endócrino que pode acometer cães e gatos. 

Ela ocorre devido à incapacidade do pâncreas em secretar insulina e também quando a insulina não consegue se ligar aos receptores das células.

O papel principal da insulina é o de transportar a glicose para dentro das células e deste modo fornecer energia para que as células (músculo, cérebro, hemácias, etc) desempenhem suas funções.

Os principais sinais clínicos da diabetes são poliúria (urinar em excesso), polidipsia (ingerir água em excesso), polifagia (ingerir alimento em excesso), perda de peso e catarata.


Catarata bilateral

Fonte: http://towncentrevet.ca/your-diabetic-dog/

Algumas raças de cães são predispostas a desenvolver diabetes: Poodle, Scottish Terrier, Rottweiler e Samoyeda.

Medicamentos também podem predispor à diabetes: corticoides, progestágenos (anticoncepcional), estrógenos (abortivo), alguns diuréticos (hidroclortiazida), alguns betabloqueadores (propranolol).

Cães e gatos idosos e obesos são mais propensos a desenvolver diabetes. 

O diagnóstico da diabetes é realizado pelo Médico Veterinário através do histórico clínico, exame físico e exames laboratoriais (exame de sangue e de urina).

O tratamento é feito com aplicações de INSULINA e dieta especial.

Em algumas situações, o animal pode se encontrar em estado de hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) ou hipoglicemia (diminuição de glicose no sangue) no momento do diagnóstico e neste caso o animal necessita ficar internado até a melhora clínica.


Teste de Glicemia

Fonte: http://thebark.com/content/preventing-and-treating-canine-diabetes

Logo no início do tratamento, também pode ser necessário fazer diversos exames de glicemia até definir a dose de insulina mais adequada ao paciente. Após a definição da dose de insulina devem ser realizados exames de sangue periódicos para monitoramento do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário