Publicidade

segunda-feira, 28 de março de 2016

Ciclo estral

A puberdade corresponde ao início da vida reprodutiva. As cadelas e as gatas costumam ter o início da puberdade entre 6 e 12 meses de idade.

A vida reprodutiva da cadela e da gata apresenta ciclos reprodutivos que são chamados ciclos estrais.

O ciclo estral é o período entre uma ovulação e outra.


Ciclo estral na cadela


A cadela geralmente apresenta 1 ou 2 ciclos estrais por ano, por isso é considerada monoéstrica. 

Na cadela, o ciclo estral possui 4 fases: proestro, estro (cio), diestro e anestro.


Ciclo estral cadela

Fonte: https://www.studyblue.com


  • Proestro

Nesta fase, a cadela pode apresentar vulva inchada e aumentada de tamanho, a fêmea atrai o macho, mas não permite a cópula, pode ou não ocorrer uma descarga vaginal hemorrágica, comportamento agitado e inchaço das mamas. Tem duração média de 9 dias.

  • Estro

É o período onde a fêmea permite a cópula, a vulva continua edemaciada e o corrimento muda de coloração podendo ser transparente ou amarelo claro. Nesta fase, ocorre a ovulação cerca de 24 a 48 horas após a aceitação do macho pela fêmea (no segundo ou terceiro dia do estro). Tem duração média de 9 dias. Caso ocorra a fertilização da fêmea, a gestação terá duração média de 58 a 63 dias.

  • Diestro

A fêmea passa a recusar o macho. Fica mais calma. O inchaço da vulva e corrimento vão diminuindo aos poucos, bem como a atração de machos. Algumas fêmeas podem apresentar pseudociese (gestação psicológica) e piometra durante esta fase do ciclo estral. Tem duração média de 75 dias.

  • Anestro

Inatividade sexual. Tem duração média de 125 dias.


Ciclo estral na gata



A gata pode apresentar vários ciclos estrais dependendo, principalmente, da temperatura e luminosidade do ambiente (primavera e verão). Sendo por isso chamada de poliéstrica.

Na gata, o ciclo estral pode apresentar as seguintes fases: proestro, estro (cio), interestro, metaestro, diestro e anestro.

  • Proestro

Costuma ter duração de 48 horas. A fêmea não aceita o macho. Pode apresentar inchaço da vulva. As principais alterações são comportamentais: vocalização intensa e rolamento do corpo.

  • Estro

A fêmea aceita a cópula. Tem duração de 5 a 7 dias. Nesta fase ocorre a ovulação.

  • Interestro

Corresponde ao intervalo entre um estro sem ovulação e o início de um novo ciclo estral. Tem duração média de 8 dias.

  • Metaestro

É a fase na qual ocorre a formação do corpo lúteo, responsável pela produção de progesterona para manutenção da gestação. Tem duração média de 2 dias. Ocorre apenas quando há ovulação durante o estro. Caso ocorra fertilização da fêmea, a gestação terá duração média de 63 dias.

  • Diestro

Esta fase ocorre quando a fêmea não teve ovulação seguida de gestação. Tem duração média de 40 dias. Assim como nas cadelas, algumas fêmeas podem apresentar gestação psicológica e piometra durante esta fase do ciclo estral.

  • Anestro


Corresponde ao período de inatividade sexual que ocorre entre os ciclos estrais. Geralmente, a gata permanece em anestro no outono e no inverno. 




Fonte: http://castracaosolidaria.org/





Nenhum comentário:

Postar um comentário