Publicidade

sábado, 19 de março de 2016

Como identificar quando seu pet está com dor?

A dor é uma sensação desagradável e de desconforto, porém, sua percepção pelos humanos é limitada, pois, os animais não verbalizam quando estão com dor ou onde está doendo.

Sentir dor reduz a qualidade de vida e causa sofrimento ao animal. Por isso, devemos estar atentos aos possíveis sinais de dor e buscar ajuda para tratá-la.

Para avaliar a dor em animais costuma-se seguir o princípio de que intervenções cirúrgicas, procedimentos de diagnóstico e doenças que causam dor em humanos também são dolorosas para os animais e exigem alívio da dor.

As causas mais comuns de dor em animais são: cardiopulmonar/cardiovascular, oncológica (tumores), dermatológica (otites, queimaduras e feridas na pele), odontológica (fraturas, estomatite), gastrointestinal (gastroenterite hemorrágica, pancreatite, torção gástrica), músculo esquelética (artrites, ruptura de ligamentos, discopatias), ocular (úlceras, glaucoma), urogenital (cistites, obstrução urinária, cálculos, parto), neurológica e procedimentos hospitalares e cirúrgicos.

Fonte: http://hometownanimalhospital.net/hometown-animal-hospital-weston-fl-veterinary/dog-cat-laser-therapy.php


Os sinais de dor envolvem alteração do comportamento normal, expressão de comportamentos anormais, reação ao toque e avaliação de parâmetros fisiológicos (frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura corporal e pressão arterial).

Os principais sinais de dor em um cão são:pupilas dilatadas, apatia, depressão, indiferença ao meio ou agressividade, buscar atenção do dono, ficar inquieto, tremor, gemer, uivar, latidos anormais, ficar ofegante, postura corporal anormal, expressão facial alterada, evitar deitar, esconder a parte do corpo dolorida, evitar movimentar-se, dificuldade para levantar-se, menor interação com o ambiente e com o proprietário, lamber excessivamente a parte dolorida e perda de apetite. 

Fonte: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2014a/AGRARIAS/Avaliacao%20da%20nocicepcao.pdf

Os principais sinais de dor em um gato são: esconder-se, ficar em silêncio, postura corporal tensa, encurvar-se, diminuição da atividade física, diminuição ou parar completamente o grooming (autolimpeza), esconder a parte do corpo dolorida, diminuição da interação com as pessoas, rejeitar o alimento, comportamento agressivo quando uma pessoa e aproxima ou quando movimenta a parte dolorida, bufar, fugir, miar e gemer podem ocorrer em casos de dor grave.

Fonte: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2014a/AGRARIAS/Avaliacao%20da%20nocicepcao.pdf


Fonte: https://www.avma.org/news/javmanews/pages/151101a.aspx


O tratamento da dor depende da origem e da causa e envolve o uso de medicamentos específicos e associações de medicamentos de acordo com o grau da dor leve, moderada, intensa ou torturante.

Por este motivo, evite medicar o seu animal por conta própria, pois, isto pode tornar a dor num processo de dor crônica, dificultando o tratamento e também alguns medicamentos como o Diclofenaco e o Paracetamol podem causar intoxicação grave e até mesmo levar cães e gatos à óbito.

Acupuntura
Fonte: http://www.healthypawspetinsurance.com/blog/2015/09/03/what-can-i-give-my-dog-for-pain/

Sempre procure o Médico Veterinário para identificar a causa da dor e instituir o tratamento mais adequado para o seu pet.




Nenhum comentário:

Postar um comentário