Publicidade

terça-feira, 1 de março de 2016

Giardíase

A Giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia sp.

Costuma afetar principalmente cães e gatos jovens ou animais que estão imunossuprimidos. Trata-se de uma zoonose, ou seja, o animal pode transmitir a Giardia para o ser humano e vice-versa.

O animal pode se contaminar com a Giardia através da ingestão dos oocistos que podem estar presentes na água, no alimento, em outros animais infectados (moscas, baratas, ratos, cães e gatos) e em ambiente contaminados (bebedouros e comedouros).

Após o contágio, o animal pode ou não desenvolver a doença clínica. Porém, mesmo sem apresentar sintomas pode ser um foco de Giardia para o ser humano, para outros animais e/ou para o ambiente onde vive.

Os principais sinais clínicos da Giardíase são vômitos, inapetência e diarreia ou fezes pastosas com presença de muco (gelatina transparente) e sangue.


O diagnóstico pode ser realizado através do histórico clínico do animal, exame físico e exames laboratoriais ou testes rápidos realizados pelo Médico Veterinário.


Fonte: https://www.munch.zone


O tratamento depende da gravidade dos sintomas. Geralmente, é realizada a antibioticoterapia por via oral. Alguns animais mais sensíveis à doença podem necessitar de fluidoterapia e medicações para controle do vômito e neste caso precisam ficar internados.

A prevenção da doença envolve:
  1. Imunização dos cães, costuma-se aplicar 2 doses da vacina contra Giardia com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose da vacina. E após, deve ser feito reforço anual;
  2. Cuidados de higiene do ambiente onde o animal vive e também com comedouros e bebedouros;
  3. Manter alimentos bem armazenados, para evitar que insetos ou ratos tenham contato com a ração;
  4. Desinfecção do ambiente com produtos a base de amônio quaternário (cloreto de benzalcônio);
  5. Fornecer apenas água potável aos animais e não permitir que os mesmos tomem água de poças, vaso sanitário ou de outras fontes duvidosas.
Fonte: https://www.reddit.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário